Greve dos Correios: fim do movimento ser votado no Paran nesta tarde.

A continuidade ou não da greve dos Correios será votada no Paraná na tarde desta quarta-feira (5). As assembleias da categoria no estado irão ocorrer em seis cidades – Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina - a partir das 16 horas. Os funcionários da empresa votam o acordo fechado entre os Correios e o Comando de Greve na terça-feira (4), no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Outros sindicatos também votam nesta quarta-feira a proposta feita pelos Correios. A greve será encerrada se 18 dos 35 sindicatos do país votarem pelo fim do movimento. A paralisação da categoria começou em 14 de setembro e chegou ao 22º dia nesta quarta-feira. A proposta dos Correios foi de reajuste salarial de 6,87% a partir de 1º de agosto  e aumento de R$ 80 para todos dos funcionários a partir de 1º de outubro. Pelo acordo, haveria desconto de seis dias em greve dos 21 (acordo foi fechado na terça-feira). O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) informou que orientou os trabalhadores a não aceitarem a proposta da empresa. A entidade não concordou com o reajuste de 6,87% e também não aceita que haja desconto de nenhum dos dias de greve - mesmo que os dias parados fossem descontados de forma parcelada. Segundo a entidade que representa os trabalhadores, outros cinco sindicatos já teriam se posicionado informando que vão rejeitar a proposta. São eles Santa Maria (RS)- que representa outros funcionários do Rio Grande do Sul -, Santa Catarina, Uberaba (MG) e Goiás.  O Sintcom-PR disse que não tinha informações sobre quais sindicatos são favoráveis ao fim da greve. Assembleia na cidade de São Paulo pode influenciar o fim da greve De acordo com o Sintcom-PR, o resultado da assembleia do sindicato da cidade de São Paulo poderá influenciar a votação de alguns sindicatos. Esse sindicato tem a maior base do país – conta com 13 mil trabalhadores – e por isso é bastante representativo. Se os trabalhadores da capital de São Paulo decidirem encerrar a greve, o movimento perde força caso não seja finalizado. A votação em São Paulo está prevista para começar às 11 desta quarta-feira. O sindicato do Paraná reforçou que é contrário à proposta dos Correios e que não mudará o seu posicionamento, independentemente do resultado da cidade de São Paulo. Números da greve no Paraná A assessoria de imprensa dos Correios informou na manhã desta quarta-feira (5), por volta das 10h20, que não registrou retorno de funcionários ao trabalho - mesmo após o acordo fechado no TST na terça-feira. A informação da empresa é de que 20% dos empregados estão em greve nesta quarta-feira, assim como ocorreu também na terça-feira. O Sintcom-PR afirmou que 70% dos trabalhadores aderiram à paralisação no Paraná. Fonte: Site; Jornal Gazeta do Povo, (05/10/2011).