MTE resgata 55 trabalhadores no Acre

MTE resgata 55 trabalhadores no Acre

No grupo estavam quatro menores que desempenhavam atividades proibidas pela Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP

 

resgate acre
 
Brasília, 26/08/2014 – O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (GEFM/MTE) resgatou 55 trabalhadores em situação análoga a de escravo na Fazenda Porto Alegre, em Tarauacá, no Acre. A ação fiscal, realizada entre os dias 29/07 e 08/08, contou com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF). 
 
Os trabalhadores resgatados realizavam derrubada de mata e roço para formação de pasto na Fazenda. Entre eles estavam quatro menores, dois tinham 17 anos e dois 16 anos, que desempenhavam atividades proibidas pela Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP). 
 
Segundo relatório da operação, os resgatados trabalhavam sem registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e dormiam em redes ou camas improvisadas. Os acampamentos eram feitos com palha, lona plástica e madeira, sem paredes, portas ou janelas. Não tinha também instalações sanitárias, nem local adequado para preparo de alimentos. A água não era encanada, apenas retirada de um igarapé com água barrosa de coloração amarela parada há dias.
 
Os trabalhadores não usavam Equipamento de Proteção Individual (EPI), não foram submetidos a exames médicos e a nenhuma medida de saúde e segurança do trabalho. Além disso, eles compravam suas próprias ferramentas de trabalho. 
 
Os auditores fiscais do trabalho emitiram as guias de seguro-desemprego e anotação de 13 CTPS.  O empregador realizou o pagamento das verbas rescisórias durante a ação no valor líquido de R$ 166 mil.  
 
Fonte: site MTE
Post- Caroline Ribeiro -Sintracoosul- Pr