Ceasa Curitiba ter espao exclusivo para produtos orgnicos

Com 11.084 agricultores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a expectativa é de que o mercado brasileiro de orgânicos movimente neste ano em torno dos R$ 2,5 bilhões, com um crescimento estimado entre 20% e 30%. O Rio Grande do Sul tem 1.554 agricultores de orgânicos, seguido por São Paulo, com 1.438 agricultores. Santa Catarina ocupa a quarta posição com 999 agricultores.

A área de produção orgânica abrange 950 mil hectares. Nela são produzidas hortigranjeiros, cana-de-açúcar, arroz, café, castanha do Brasil, cacau, açaí, guaraná, palmito, mel sucos, ovos e laticínios. Além disso, exporta para mais de 76 países, com destaque para frutas, oleaginosas, açúcar e castanhas.“A produção de orgânicos ganha cada vez mais espaço na cadeia agrícola do Brasil. Os mercados estão ampliando seus espaços para também receber e atender esse importante setor da nossa agricultura”, afirma o diretor presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza.

Pensando no crescimento da atividade, a Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) lança nesta sexta-feira (03), o edital de licitação para o mercado de atacado de produtos orgânicos em sua unidade em Curitiba. Serão disponibilizadas dez áreas no Pavilhão J, ao lado do novo Mercado de Flores da unidade. O pregão presencial, tipo “Maior Oferta”, acontecerá no dia 16 de junho, às 9h30, na Ceasa Curitiba.

“O Paraná comercializa, em média, cerca de 140 mil toneladas e tem 1.414 agricultores que trabalham com essa alternativa de produção - o terceiro maior número do Brasil. O setor ganha mais uma alternativa para ampliar seus negócios com este novo espaço na Ceasa de Curitiba. É mais uma alternativa para compradores que fazem seus negócios no nosso atacado, assim como para os consumidores de uma maneira em geral”, explica Souza. A permissão de uso dos novos espaços no atacado será pelo prazo de 15 anos, contados a partir da assinatura do contrato.

São comercializados em média, por ano, através das Ceasas do Paraná, cerca de 1,2 milhão de toneladas de hortigranjeiros, sendo que a unidade de Curitiba responde por 50% do total (670 mil toneladas). Estão instaladas na Ceasa de Curitiba, 405 empresas atacadistas e cadastrados 4.831 agricultores, sendo que, em média, por mês, 1.360 deles negociam diretamente suas produções junto ao Mercado do Produtor.

Expansão

Em Curitiba já existem duas feiras tradicionais de produtos orgânicos, ambas aos sábados, no Passeio Público, no centro da cidade, e na Praça da Ucrânia, no Bigorrilho. A comercialização desses produtos é feita pelos próprios agricultores. É possível encontrar produtos orgânicos também em feiras livres tradicionais, supermercados e mercadinhos. Além disso o Mercado Municipal também dispõe de uma área específica para a venda de produtos orgânicos, assim como carne bovina orgânica.

“Como se percebe, o setor está em expansão, e ganha cada vez mais adeptos. Com este espaço exclusivo na Ceasa de Curitiba, que terá 586 metros quadrados, se dará ainda maior visibilidade e novas oportunidades de negócios para agricultores, compradores e demais agentes envolvidos no setor”, diz.

Edital e informações

O edital que trata de todas as demais informações sobre as formas de participação na licitação do Mercado de Orgânicos pode ser obtido na gerência de Mercado da Ceasa Curitiba. Os interessados têm ainda a alternativa de obter o Edital e seus anexos gratuitamente, acessando o link “Licitações – Consulta Licitações” (www.comprasparana.pr.gov.br) ou através do endereço eletrônicolicitacaoceasa@ceasa.pr.gov.br.

Dúvidas, esclarecimentos, informações ou outros elementos necessários sobre o Edital, poderão ser solicitados pelo pregoeiro e sua equipe de apoio da Ceasa Paraná, através do e-mail licitacaoceasa@ceasa.pr.gov.br, ou ainda através do fone (41) 3253-3232, ramal 218, Setor de Licitação,em horário comercial.