Paran gera 13.157 empregos em setembro e se mantm lder na regio Sul.

O Paraná gerou 13.157 empregos com carteira assinada em setembro e se mantém líder da região Sul, à frente de Santa Catarina (10.297) e Rio Grande do Sul (6.504). Os números foram divulgados nesta terça-feira (18), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Estado registra aumento de 0,53% em relação ao estoque de trabalhadores do mês anterior. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que a Região Metropolitana de Curitiba foi responsável por 6.008 contratações, enquanto 7.149 novos postos de trabalho foram registrados no interior do Estado. Segundo o levantamento do MTE, o Paraná possui saldo de 137.862 empregos no ano. O crescimento em relação ao estoque de postos de trabalho dos últimos 12 meses é de 5,78%. Na avaliação do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, a economia paranaense segue fortalecida com o apoio das políticas públicas do Governo do Estado, como lançamentos e ampliações de programas, instalação de novas empresas e a isenção e redução de ICMS para micro e pequenas empresas. “O governador Beto Richa investe em todas as cidades do Paraná, proporcionando crescimento a todas as regiões”, afirma Romanelli. SETORES - Em setembro, o setor de serviços foi o líder de contratações no Paraná, com saldo de 5.011 carteiras assinadas. Em seguida, está o comércio, com 4.850 novos postos. A construção civil gerou 1.493 empregos no mês e a indústria de transformação, 921. O setor de serviços de utilidade pública abriu 387 postos formais, enquanto a administração pública criou 356 empregos e a extrativa mineral, 77. O setor agropecuarista gerou 62 empregos. BRASIL - Em setembro, foram criados 209.078 novos empregos em todo o País, com aumento de 0,56% em relação ao mês passado. De janeiro a setembro, o Brasil registrou saldo de 2.079.188 contratações com carteira assinada. Fonte: Site; Agência Estadual de Notícias, (19/10/2011).