Prazo para retirar abono salarial acaba nesta semana. Saiba como sacar!

No Paraná, 124.988 trabalhadores têm direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e ainda não sacaram o benefício, de acordo com o Ministério do Trabalho. O prazo para retirar o abono, referente ao ano-base de 2014, vai até quinta-feira (30).

Até 31 de maio, 1.382.809 paranaenses haviam sacado o benefício, 91,71% do total de 1.507.797 trabalhadores que têm direito a retirá-lo. O montante pago equivale a R$ 1,146 bilhão. Em todo o Brasil, foram pagos 18,4 bilhões a mais de 22,2 milhões de empregados até o dia 27 de junho, o correspondente a uma taxa de cobertura de 94,14%. São 1,38 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/PASEP no país.

Salário Mínimo

O benefício, equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período. O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O abono salarial é um dos benefícios pagos pelo FAT, que também custeia o seguro-desemprego, os cursos de qualificação profissional feitos em parceria com os governos estaduais e a participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

Como sacar

. PIS - Destinado a trabalhadores da iniciativa privada, o PIS é pago na Caixa Econômica Federal. O trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07, da Caixa.

. Pasep - Destinado a servidores públicos, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil. Quem recebe o benefício precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do banco e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Mais informações: a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho atende pelo número 158.