Chuvas fortes atingem dezenas de cidades do PR e afetam milhares de pessoas

As fortes chuvas que atingiram o Paraná afetaram 9.536 pessoas em 19 cidades, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil às 7h desta quarta-feira (13). Os municípios de Salto do Lontra e Cascavel foram os mais atingidos, contabilizando 5,2 mil pessoas atingidas. Ainda de acordo com o boletim, 2.037 casas foram danificadas – em Santa Izabel do Oeste, uma casa foi destruída. O número de pessoas desabrigadas (aquelas que vão para abrigos públicos) é de oito– quatro em Imbituva e quatro em Santa Izabel do Oeste – e há 26 pessoas desalojadas (que precisaram ir para a casa de parentes ou amigos) – 20 em Imbituva, três em Prudentópolis e três em Têlemaco Borba.

Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, 709 pessoas foram atingidas diretamente pelas fortes chuvas, com 160 casas danificadas. Morretes, Lapa e São José dos Pinhais também registraram danos decorrentes do clima instável, com 10, 84 e 36 casas destruídas respectivamente. Três pessoas ficaram feridas em Imbituva e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Em Cascavel, no Oeste, foram registradas rajadas de vento de 102,9 Km/h por volta das 21h.

O meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen explica que a chuva foi muito forte e intensa por onde passou. “A chuva de ontem não tem nada a ver com frente fria. Tínhamos um ambiente parecido com o de verão, muito quente, com umidade e nuvens de chuva. Isso é um fenômeno de curtíssima previsão”, diz. No geral, o volume de chuva acumulado com as pancadas variou entre 20 e 30 milímetros.

Em Curitiba, em uma hora o Simepar registrou 20 milímetros de chuva – das 17h de terça (12) até às 7h desta quarta (13) o acumulado passou de 50 milímetros, mais da metade da média mensal para julho, que está na casa dos 100 milímetros. Segundo Jacobsen, a tendência é de que a chuva continue em todo o estado, com risco de granizo para as porções Oeste e Sudoeste, onde faz mais calor e as tempestades chegam com mais força.
Chuva derruba mais de 50 árvores em Cascavel

Em Cascavel, no Oeste, a chuva chegou por volta das 21 horas, provocando estragos em diferentes regiões. O Corpo de Bombeiros recebeu durante a noite mais de 600 ligações de pessoas pedindo auxílio. O vento forte derrubou mais de 50 árvores que atingiram carros estacionados, a rede de energia elétrica e pelo menos 15 casas foram atingidas por galhos e troncos. Cerca de 50 mil imóveis ficaram sem energia.

De acordo com os bombeiros, foram mais de 500 destelhamentos nos municípios da região atendido pela corporação de Cascavel. Árvores caíram sobre a pista e interditaram a PR-180, que liga Cascavel a municípios como Três Barras do Oeste e Boa Vista da Aparecida. Na PR-585, em São Pedro do Iguaçu, bombeiros que faziam a desobstrução da rodovia se depararam com um caminhão desgovernado que não conseguiu parar. Um bombeiro teve ferimentos leves.

Publicidade

Na região de Cascavel as cidades mais atingidas e que tiveram destelhamentos foram Toledo, Capitão Leônidas Marques, Guaraniaçu, Nova Aurora, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Iguatu, Vera Cruz do Oeste e Campo Bonito.