Time Brasil comemora desempenho do pas na Rio 2016: "Dever cumprido"

O desempenho da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi avaliado positivamente pela direção do Time Brasil, nesta segunda-feira, um dia após o fim das competições. O país, que teve sua maior delegação na história nesta edição, com a participação de 465 atletas, somou 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. Para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Carlos Arthur Nuzman, a equipe se despede da competição com a sensação de que fez um bom trabalho.

- Queria dizer que nós temos o dever cumprido. Um dever cumprido em uma Olimpíada que tem características que a gente já vem falando há algum tempo. A diversificação de resultados por continentes e países, com países que ganharam medalhas pela primeira vez na história. Se pegarmos os números dos primeiros colocados (no quadro de medalhas), vão ver que esse numero é abaixo do que eles vinham também conquistando. Então, os Jogos vêm trazendo essa universalidade de um maneira muito intensa. Cada vez mais em benefício da juventude, dos futuros atletas - disse Nuzman.

Os sete ouros, seis pratas e seis bronzes proporcionaram ao Brasil o melhor desempenho do país na história dos Jogos Olímpicos. O top 10 no quadro de medalhas não saiu, mas a 13ª posição foi considerada honrosa para o país-sede, que teve o investimento de R$ 700 milhões de recursos públicos no último quadriênio, além do dinheiro arrecadado com fontes particulares. Apesar da previsão de antes do início das competições não ter sido alcançada, os números máximos de medalhas e de ouros foram superados.

- Ver a nossa casa (receber uma Olimpíada) e ter a responsabilidade de representar o nosso país da forma que representamos, é motivo de grande orgulho. Tivemos uma operação espetacular, que motivou toda a delegação, com o maior número de atletas classificados, além da diversificação e ampliação no número de modalidades (com medalhas), pulando para 12. Isso tudo motiva a todos os brasileiros, com esse resultado que superou todos os resultados anteriores. Antigamente, tínhamos resultados onde as medalhas de bronze eram muitas, algumas a mais de prata e pouquíssimas de ouro. Hoje se inverteu. Começamos com sete de ouro, seis de pratas e seis de bronze, invertendo essa situação - comentou Bernard Rajzman, chefe de missão do Time Brasil.

A melhor participação do país até então tinha sido em Londres 2012, com 17 medalhas, sendo três ouros, cinco pratas e nove bronzes, terminando 22º no quadro de medalhas. Mas em quantidade de ouro – que é o primeiro parâmetro na avaliação do desempenho dos países em Olimpíadas – o melhor resultado era em Atenas 2004, com cinco garantidos. A direção do Time Brasil apresentou nesta segunda-feira para imprensa brasileira um balanço do desempenho do país na Rio 2016. Marcus Vinícius Freire, diretor-executivo do COB, mostrou a evolução no quadro geral de medalhas e também ressaltou o maior alcance no número de modalidades premiadas (12 no total, antes o recorde era 9, em Londres) e o recorde de finais.