Quer economizar na compra do material escolar? Confira 5 dicas

Vários dos gastos mais temidos do início de ano envolvem a volta às aulas. Desde taxas de matrícula e rematrícula até a compra de uniformes, a lista de despesas é tão grande quanto a lista de material escolar pedida pelas instituições de ensino para o ano letivo que se aproxima.

O dinheiro desembolsado na compra dos materiais, no entanto, pode ser muito menor se algumas práticas para economizar forem adotadas. A pesquisa de preços, por exemplo, pode ser otimizada com o uso de ferramentas on-line. Programar-se para realizar a compra com bastante antecedência pode garantir que o valor dos produtos não esteja tão alto. E o reaproveitamento de objetos usados nos anos anteriores ou por colegas que já passaram pela série a ser cursada também ajuda a reduzir os gastos.

Confira essas e outras dicas para economizar na compra do material escolar:

1) Reaproveitar

Nem todos os materiais requisitados pela lista da escola precisam ser novos. Muitas vezes, cadernos de anos anteriores acabam não sendo utilizados por completo e as páginas escritas podem ser arrancadas - sempre lembrando que é bom guardá-las para consulta posterior. Soluções criativas podem resolver o problema da repetição da imagem da capa. Entre elas, a aplicação de adesivos, papéis estampados ou mesmo a colagem de tecidos.

) Comprar materiais usados - inclusive on-line

Comprar agendas, estojos, mochilas e outros itens de segunda mão pode ser uma excelente opção para quem deseja economizar. Essa prática pode ser feita tanto em lojas físicas - como brechós e sebos - quanto em sites especializados em itens usados.

3) Pesquisar - com todas as ferramentas disponíveis

Que a pesquisa é a melhor maneira de economizar, não é nenhuma novidade. Vale lembrar, porém, que existem ferramentas na internet que facilitam o trabalho de busca.

4) Utilizar cupons de desconto e estar atento a promoções

Os cupons de desconto fazem parte do rol de vantagens de fazer de comprar pela internet. Materiais escolares podem sair entre 10% e 20% mais baratos utilizando os códigos promocionais. Os sites Cuponomia, Buscadescontos e Oferta$Fácil reúnem ofertas e cupons de desconto em lojas como Submarino, Amazon, Americanas.com, Saraiva, Kalunga e Walmart.

5) Comprar com antecedência

Com a aproximação da volta às aulas, as papelarias, livrarias e lojas on-line costumam subir os preços do material escolar. E, quanto mais perto da data de retorno das atividades das escolas, a tendência é que os produtos com melhor custo-benefício se esgotem. Assim, quem se programa consegue garantir que os materiais de menor valor ainda estejam em estoque.