Crise abre janela para o Brasil ter inflao de primeiro mundo

O IPCA do mês passado, o mais baixo para janeiro desde o início do Plano Real, confirmou a tendência de forte queda da inflação. Em um ano, o índice acumulado em 12 meses caiu pela metade, de 10,71% para 5,35%, o que aumenta as chances de que termine 2017 perto da meta de 4,5% ou até abaixo, algo que não ocorre desde 2009.

O Brasil continua distante de uma inflação de “primeiro mundo”. Mas a recente desaceleração – efeito da recessão e dos juros altos – animou o Banco Central a preparar o terreno para que, daqui a alguns anos, os índices de preços baixem para níveis mais civilizados.

Na semana passada, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse que “no longo prazo” o país vai caminhar para uma meta de inflação mais baixa, próxima de 3% ao ano. Se for verdade, os juros também tendem a ser menores – e de forma duradoura – lá na frente.

Muitos economistas concordam que há tempos não havia momento tão propício para se pensar em revisão da meta. Ela não muda desde 2005 e deve continuar a mesma até 2018, pelo menos. Houve oportunidade semelhante em 2009, mas na época o governo investiu no pacote de estímulo à economia que ajudou o país a sair mais rápido da crise financeira internacional.

Mas há quem considere a discussão prematura. “A gente acaba de sair de um índice de 6,29% no ano passado e de 10,67% no anterior. Devemos primeiro entregar inflação na meta, o que não fazemos há muito tempo, e ver como ela vai se comportar após a recuperação da atividade econômica”, avalia Leonardo França Costa, economista da Rosenberg Associados.

ais otimista, Salomão Quadros, superintendente adjunto para inflação do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), crê que a evolução do IPCA nos últimos meses e o teto para os gastos públicos já autorizam um “descongelamento” da meta de 2019 em diante. “Estamos criando condições para que a redução da inflação não seja uma coisa acidental, temporária. Não precisa pôr a meta em 3% de uma vez, mas pode começar baixando para 4,25% ou 4%”, sugere.

Quadros considera que o Banco Central conseguiu “ancorar” as expectativas, o que deve evitar uma alta mais forte de preços quando a economia se recuperar. “Até porque não voltaremos ao pleno emprego imediatamente. E nesse meio tempo mudanças institucionais como o teto de gastos e a reforma da Previdência terão tempo para se consolidar.”

Essas reformas são importantes, segundo ele, porque mudam regras que faziam as despesas públicas crescerem mais rápido que a inflação, o que realimentava as altas de preços.

A meta para 2019 será definida em junho pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que preside o CMN, deu a entender em suas últimas declarações que concorda com uma meta mais baixa no futuro, mas sinalizou uma transição suave. Para ele, baixar logo a 3% seria “uma queda um pouco brusca, para dizer o mínimo”.