Campanha Salarial 2018 - Sintracoosul

COMO SE DÁ A CAMPANHA SALARIAL / SINTRACOOSUL?

Todos os anos, no dia 1o de junho, acontece a data-base da nossa categoria de cooperários. É nesse momento que os reajuste de salário obrigatório e demais direitos trabalhistas são negociados.

O que é CCT?
É um acordo de caráter normativo pelo qual os Sindicatos representativos dos direitos dos trabalhadores e padrões estipulam condições de trabalhos aplicáveis no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.

O que é data-base?
Trata-se de uma data pré-estabelecida pelos sindicatos e sempre é marcada para o dia primeiro do mês estipulado na CCT. É a data destinada a correção salarial e a discussão e a revisão das condições de trabalho fixadas em acordo, convenção ou dissídio coletivo. É a ocasião que os trabalhadores, organizados por meio dos seus sindicatos, buscam o reajuste salarial anual, manutenção de benefícios e obtenção de outros.

O que é a Campanha Salarial?
É o período que acontecem as negociações entre o Sintracoosul e o sindicato patronal, com os trabalhadores e trabalhadoras mobilizados nos locais de trabalho e a diretoria do Sintracoosul informando, por meio de sua comunicação, como estão as negociações. Sempre que necessário os associados são convocados para uma reunião da assembleia permanente da Campanha Salarial para decidir os rumos do movimento. Se aprovam as propostas e o acordo para ser assinada a CCT ou se discordam e resolvem as formas de luta, como paralisações e greve para dar continuidade a Campanha Salarial.

Na Campanha Salarial só se discute o reajuste salarial?
Não. São discutidos também outros pontos dos contratos de trabalho como horas-extras, benéficos, direitos sociais e sindicais.

Para que serve o reajuste salarial?
Para garantir um aumento de salário aos empregados com carteira assinada todos os anos e para que possam ter suas remunerações adequadas aos fatores econômicos, como a inflação, e não ficarem desatualizadas.

Quando vou receber o reajuste?
Quando a Campanha Salarial for encerrada. O reajuste é aplicado a partir do mês da data-base, no nosso caso primeiro de junho. Se a assinatura da Convenção demorar alguns meses, o reajuste é aplicado no mês da assinatura e pago os meses anteriores como retroativos.

O que é Dissídio Coletivo?
Após esgotadas todas as tentativas de negociação sem acordo o impasse pode levar aí Dissídio Coletivo, que é uma ação ajuizada no Tribunal para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compõem uma relação de trabalho. No entanto, para que seja deflagrado o Dissídio Coletivo, o sindicato patronal deve concordar com a ação.

ciclo-sintracoosul-new.png