Paran gerou 11.569 empregos com carteira assinada em outubro.

O Paraná gerou 11.569 empregos com carteira assinada em outubro. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Estado registra aumento de 0,46% em relação ao estoque de trabalhadores do mês anterior. O crescimento é superior à média nacional, que foi de 0,33%. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que a Região Metropolitana de Curitiba foi responsável por 4.525 contratações, enquanto 7.044 novos postos de trabalho foram registrados no interior do Estado. Segundo o levantamento do ministério, o Paraná possui saldo de 151.112 empregos no ano – um aumento de 6,34% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada de dezembro de 2010. O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, diz que a economia paranaense segue fortalecida com o apoio das políticas públicas do Governo do Estado. "O governador Beto Richa busca a instalação de novas empresas no Paraná e mantém a política da isenção e redução de ICMS para micro e pequenas empresas. Além disso, amplia e lança novos programas direcionados à qualificação profissional e à geração de emprego e renda", diz. SETORES – Em outubro, o setor do comércio foi o líder de contratações no Paraná, com saldo de 4.693 carteiras assinadas. Em seguida, está o de serviços, com 3.415 novos postos. A indústria gerou 3.023 empregos no mês e a construção civil, 281. BRASIL – Em outubro, foram criados 126.143 novos empregos em todo o País, com aumento de 0,33% em relação ao mês anterior. De janeiro a outubro, o Brasil registrou saldo de 2.241.547 contratações com carteira assinada. Fonte: Site; Agência Estadual de Notícias, (21/11/2011).